segunda-feira, 9 de março de 2009

Tensão marca eleição do Conselho da Diversidade Sexual da cidade de São Paulo


Será eleito amanhã (10/03) às 16h, na sede da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual (CADS), o presidente do Conselho Municipal da Diversidade Sexual que, junto com os representantes de cada gênero que foram eleitos no âmbito do Fórum Paulista, tem a função de ser um interlocutor entre a sociedade civil e o poder executivo.

Certo grau de animosidade, no entanto, marca esta eleição. Ao conversar com o atual presidente do conselho, Dimitri Sales, ele disse que prefere se isentar de qualquer comentário a respeito do processo da eleição atual, pois considera o clima vigente "pesado". Sobre o conselho, opina dizendo que este é muito "importante", mas, para não criar polêmicas, prefere deixar sua avaliação na hora da escolha do novo presidente.

Oficialmente há uma candidatura pública. Quem postula vaga à presidência do Conselho é Lula Ramirez, fundador do Grupo Cidadania, Orgulho, Respeito, Solidariedade e Amor (CORSA), que divulgou uma carta defendendo sua candidatura. Entre as suas intenções, Lula diz que é necessário tornar o conselho "atuante e combativo, especialmente após um longo período de hibernação e inatividade". A reportagem tentou contato com Lula na tarde de hoje, mas não obteve sucesso.

Outro nome divulgado como concorrente à vaga é da ativista lésbica Irina Bacci - atualmente coordenadora do Centro de Referência da Diversidade. Ela negou que seja candidata. Na verdade, explicou que haverá uma reunião entre aativistas lésbicas hoje a noite e de lá sairá um nome. "Pode ser o meu, como pode ser de outra colega", ressalta. Independente de "quem ser escolhida, o nome irá representar um coletivo". A outra possível indicada se trata de Marcia Cabral, do Coletivo de Lésbicas Feministas (CFL).

Sobre o processo de eleição, Irina diz que há uma confusão quanto às possibilidades de ação do futuro presidente do conselho. "Há gente dizendo que se eleito vai fazer isso e aquilo, o que não é verdade, pois o presidente do conselho não tem poder deliberativo, tudo é decidido entre todos os conselheiros", afirma.

Franco Reinaudo, atual coordenador da CADS, disse que o seu projeto ao conselho é "levá-lo para junto da CADS". Sobre a eleição, preferiu não emitir qualquer opinião. "Como coordenador e amigo de ambos os candidatos tenho que ficar isento", afirmou dizendo que logo que elegerem o novo presidente será marcada uma reunião. Franco disse também acreditar que o conselho pode ajudar nas "estratégias da CADS".

A eleição acontece amanhã (10/03), às 16h, no prédio da Secretaria de Participação e Parceira, que fica na rua Líbero Badaró, 119, 6º andar.

Nenhum comentário: