quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Sean Penn defende casamento gay após receber Oscar de melhor ator por Milk



Aconteceu ontem, domingo (22/02), a 81ª cerimônia de entrega do Oscar para as produções cinematográficas produzidas no ano 2008. Uma das grandes expectativas era em relação ao prêmio de melhor ator. Entre os concorrentes estava Sean Penn, que interpretou o ativista gay Harvey Milk, primeiro político assumidamente homossexual a se eleger a um cargo público nos Estados Unidos.

Visivelmente emocionado após receber o prêmio, Sean Penn disse esperar que "os nossos netos tenham orgulho de nós". Depois em um recado direcionado o ator afirmou que pensa "naqueles que votaram contra o casamento gay... Que vergonha heim!", referindo-se à vitória da Proposta 8, que proibiu o casamento gay na Califórnia, em novembro do ano passado. Quem também marcou pelo seu forte discurso foi o roteirista de "Milk", Dustin Lance Black, que, muito emocionado ao receber o prêmio de melhor roteiro original, defendeu o amor entre iguais.

Outro grande momento da noite e não menos esperado, era a premiação de melhor ator coadjuvante. Confirmou-se o favoritismo e o prÊmio póstumo a Heath Ledger, que concorria por sua interpretação do Coringa em "Batman - The Dark Night". O prêmio póstumo, que foi recebido pela família de Ledger. Personalidades como Angelina Jolie, Meryl Styreep, Brad Pitt e Sean Penn foram focalizados chorando ou fortemente emocionados.

Este ano, a Academia mostrou alguns sinais de mudanças e simpatia. Durante o evento foi apresentado um clipe com os filmes românticos que marcaram época. A edição de imagens finalizou com a cena de Milk onde Harvey (Sean Penn) e seu companheiro (Jame Franco) trocam um longo beijo. A cena foi mostrada na íntegra e posteriormente aplaudida.

Antes da entrega de melhor curta-metragem, um vídeo protagonizado por Jame Franco, voltou a exibir cenas em que Penn e Franco se beijam em Milk.

Por volta da 1h20 da manhã a cerimônia encerrou entregando o prêmio mais esperado da noite, o de melhor filme. Sem grandes surpresas "Quem quer ser milionário? (Slumdog Millionaire)", faturou o prêmio. Assim a equipe do filme inglês/indiano voltou para casa com oito estatuetas do Oscar.

Nenhum comentário: