sábado, 21 de março de 2009

Faculdade expulsa de moradia aluno acusado de espancar estudante gay


Um aluno de engenharia acusado de ter agredido o estudante de Artes Visuais, Fernando Ferreira, de 22 anos, dentro da Moradia II (alojamento dos alunos) por conta de sua orientação sexual, será expulso do conjunto dos alunos, segundo informa a assessoria de imprensa da Universidade Federal de Minas Gerais.

Segundo a assessora, as medidas podem não parar por aí. "Na segunda-feira haverá uma reunião com o conselho da Universidade para discutir uma provável expulsão do aluno", comunicou a universidade. Por meio da assessoria, a vice-reitora Heloisa Starling, disse não admitir esse tipo situação no campus da faculdade.

Na reunião de segunda-feira também será aberta uma sindicância para apurar um provável descaso por parte da segurança do alojamento. Segundo a denúncia de Fernando Ferreira, os seguranças permaneceram omissos por um bom tempo e poderiam ter evitado parte da agressão.

O caso

Na madrugada de sexta para sábado (14/03) o estudante Fernando e sua amiga Adriana chegavam da rua. Quando ambos estavam próximos a entrada do Moradia II, Fernando foi surpreendido pelas costas pelo aluno V. S. e agredido com um chute.

Ao conversar com a reportagem do A Capa o estudante de Artes Visuais contou que na primeira agressão correu para dentro da Moradia II. "Pensei que lá dentro estaria mais seguro por conta dos seguranças, mas eles não fizeram nada", relata. A sua amiga tentou defendê-lo, porém também foi agredida pelo garoto e pela namorada dele com chutes nas costas. "Se os seguranças tivessem intervido antes, ela não teria apanhado", cobra o estudante.

Fernando revela que durante a briga o agressor o chamava de "bichinha" e "viadinho". Segundo o rapaz, após a segurança do alojamento apartar a briga o agressor disse à sua namorada que já tinha conseguido o que queria. V. ainda proferiu ameaças e gritos de ódio como "nojo aos homossexuais". A vítima disse à reportagem que V. já demonstrava sinais de intolerância ao apelidar o quarto de Fernando de "gaiola das loucas" e declara que lá dentro "só há viados".

O aluno ficou com alguns hematomas na perna e teve o seu lábio estourado. "Agora já estou melhor", conta. Na madrugada da agressão ele fez Boletim de Ocorrência e Exame de Corpo de Delito que será encaminhado em carta à Reitoria da Faculdade. Sobre as ameaças o aluno disse temer pela sua segurança, pois conta que o agressor é uma pessoa "muito violenta". Também relata que entre alunos de engenharia é comum brincadeiras preconceituosas. "Para você ter uma ideia eles promovem o 'trote gay', vão até o campus de humanas e ficam humilhando as pessoas".

Questionado se pretendem fazer um beijaço, a exemplo da USP, Fernando disse que existe a possibilidade, mas, que também pensa em chamar algumas amigas travestis, ir a uma festa do pessoal de engenharia e "ficar por lá e ver o que acontece". Fernando foi assessorado pelo Grupo Universitário em Defesa da Diversidade Sexual (GUDDS) que encaminhou carta à diretoria do alojamento para expulsar o aluno agressor do Moradia II. O grupo também pediu a expulsão do aluno da instituição. Daniel Arruda, membro da entidade, disse que por enquanto o grupo deve esperar os resultados da ações constitucionais, para depois pensar em algum tipo de manifestação.

Nenhum comentário: