sexta-feira, 3 de abril de 2009

Câmara de Manaus derruba projeto anti-homofobia


Foi vetado ontem pela Câmara Municipal de Manaus o projeto de lei de autoria do vereador Hissa Abrahão (PPS), que proprunha a punição com multas a discriminação contra homossexuais. O autor da lei lamenta a derrocada do projeto. Para ele, a proposta foi mal entendida. "O objetivo do projeto era apenas punir alguém que discriminasse outra pessoa por orientação sexual", disse Hissa, que se inspirou em leis já existentes na Bahia e em São Paulo.

O apóstolo Marcel Alexandre (PMDB), um dos articuladores para que o projeto fosse derrubado, afirmou que o "direito democrático tem que ser rerservado". "É integridade do cidadão, você não pode tratar a opção de uma pessoa como se fosse questão de raça", declarou. O vereador alegou ainda que se tal lei fosse aprovada iria trazer "constrangimento para a Casa".

A presidente da Associação Amazonense de Gays, Lésbicas e Travestis (AAGLT), Bruna La Close, disse que "a Câmara está aplaudindo o preconceito, a discriminação e a homofobia". Ela declarou ser uma pena que a Casa ignore projetos que visam a conscientização da população. "Por ser um espaço público, deveria estar conscientizando as pessoas e não vetando projetos de suma importância", analisou a ativista.

Nenhum comentário: