sábado, 25 de abril de 2009

Universidade Federal de Minas Gerais discute homofobia na Educação


Sob o tema "A escola está preparada para lidar com a diversidade sexual em sala de aula?" a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebe o seminário de encerramento do Projeto Educação sem Homofobia. O debate será realizado na quinta-feira (30/04) das 8h30 às 21h30.

Será realizada a mesa redonda "Projetos de combate a homofobia na educação". Deste debate irão participar o professor Alexandre Bortolini, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fernando Pocahy, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGS), e fechando a mesa, o pesquisador do INEP Rogério Junqueira.

Além dessa discussão outra que será promovida é a respeito dos movimentos LGBT, professores e diretores escolares da educação infantil, do ensino fundamental e médio. Essa roda de conversa finaliza o primeiro curso de capacitação de educadores do Projeto Educação sem Homofobia, que ocorreu de abril a dezembro de 2008 e atendeu cerca de 240 professores da rede municipal de Belo Horizonte.

O programa foi coordenado pelo núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG e financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC).

Segundo o coordenador geral do projeto, Marco Aurélio Máximo Prado, professor de psicologia da UFMG, "o objetivo do Educação sem Homofobia foi colocar o tema das homossexualidades e das transexualidades no centro do processo de formação de alunos e educadores e apontar para a importância da universidade repensar suas práticas e formas de ensino à luz dos direitos humanos e sexuais".

Vale lembrar que a UFMG foi palco de violência homofóbica no começo desse ano.

Nenhum comentário: