segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Fórum paulista LGBT visita a sede da UNE


No último domingo, 23 de agosto, a sede da UNE recebeu ativistas do movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Estado de São Paulo. As/os ativistas participaram de uma reunião do Fórum Paulista LGBT (www.forumpaulistalgbt.org). O Fórum é a rede que congrega os cerca de 20 grupos e ONGs do movimento no estado. O novo presidente da UNE, Augusto Chagas, estava cumprindo agenda no México e não pode participar da reunião, mas enviou saudações. Na ocasião, as/os ativistas discutiram temas como laicidade do Estado, políticas de redução de danos para usuários de drogas, patentes de medicamentos para portadores do vírus HIV, além de projetos de lei de combate a homofobia e o andamento das políticas de promoção da Cidadania LGBT no Estado de São Paulo. Tema polêmico debatido foi a influência do fundamentalismo religioso nas violações de direitos humanos ocorridas contra a população LGBT do Brasil. Somente em 2008, segundo dados do GGB, Grupo Gay da Bahia, 190 homossexuais foram assassinados no país.

No período da manhã, o Fórum conversou com Daniel Sotomaior, da ONG Brasil para Todos, sobre laicidade do Estado e retirada de símbolos religiosos de repartições públicas. A ONG foi responsável pela ação, que corre na 3ª Vara Federal do Estado, movida pelo Ministério Público, que pede a retirada de todos os símbolos religiosos das repartições públicas da União.

O Fórum também recebeu a visita do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), que discutiu com as/os ativistas a tramitação dos projetos de lei de interesse do segmento no Congresso Nacional, além das políticas de drogas e medicamentos para portadores de HIV/AIDS. O deputado se comprometeu a ajudar o Fórum na articulação com os senadores para discutir a aprovação do PLC 122/06, em tramitação no Senado Federal, que torna crime a discriminação contra LGBT no país.

Alessandro Melchior, da Comissão Executiva do Fórum Paulista LGBT, informou que a UNE é a primeira entidade a receber a reunião itinerante do Fórum. “A idéia é visitar a UNE, centrais sindicais, sedes de outros movimentos sociais. Uma via de mão dupla, dessa forma, nós aproximamos as pautas”, conta o ativista.

Ao final da reunião, o plenário do Fórum ainda aprovou moção de congratulação à nova diretoria da UNE, em especial a nova diretora LGBT, Rídina Mota, e a nova direção da União Estadual dos Estudantes de São Paulo.

De São Paulo,
Denilson Junior

Nenhum comentário: