segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Em festa contra toda forma de preconceito


O sol forte do domingo foi um presente para a organização da 9ª Parada Livre de Santa Maria. Ele deu ainda mais brilho à festa que, tradicionalmente, é marcada pela presença de muitas bandeiras coloridas. Ontem à tarde, no Largo da Locomotiva, centenas de integrantes do Movimento GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) e simpatizantes participaram do encerramento da parada. No sábado, também ocorreram atividades ligadas ao evento, como debates e seminários em torno do tema “Sem Homofobia, Mais Cidadania!”.

Antes da festa no Largo da Locomotiva, foi feita a 2ª Caminhada Contra Toda Forma de Preconceito, que seguiu pela Rua do Acampamento. Os integrantes do Movimento GLBT carregavam cartazes que pediam respeito e o fim do preconceito.

– Estamos buscando nosso espaço. Junto com outros movimentos sociais, fizemos discussões que têm como objetivo fazer com nos olhem como cidadãos. Em nove anos, já avançamos muito, mas ainda é preciso lutar pela nossa igualdade – disse Marquita Quevedo, da comissão organizadora da Parada Livre.

De acordo com Marquita, além de Santa Maria, o evento teve presença de grupos vindos de Rosário do Sul, Júlio de Castilhos, São Gabriel, Cacequi, Cruz Alta, Bagé, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí e Porto Alegre.

A festa seguiu até o fim da tarde. Entre as atrações, houve show de uma banda punk, discursos de integrantes do Movimento Gay e show de drag queens. Para quem passou pelo Largo da Locomotiva, a festa foi um espetáculo de cor e alegria.

– Acho que não se pode ter preconceito. Eles têm direito a fazer a festa deles, e nós viemos prestigiar – afirmou a técnica de Enfermagem Micheline Moreira, que estava acompanhada da família.

Fonte: Diário de Santa Maria
Fotos: Luciele Alves Fagundes




Nenhum comentário: